Recreio compartilhado

O Recreio compartilhado consiste em um momento pedagógico onde a interação, a autonomia e o protagonismo são eixos norteadores. Todos os alunos da Faixa Etária 4 da Educação Infantil até a segunda etapa do 4º  ciclo, por um período de 30 minutos. Esse projeto aconteceu depois da solicitação feita pelos alunos  em assembleia, de fazer mais vezes o recreio prolongado, que ocorria uma vez por mês nessa mesma organização. Seguindo o raciocínio de  que se funcionava uma vez no mês funcionaria todos os dias, fizemos a experiência que acabou se concretizando em um recreio mais calmo, com menos conflitos e muito mais protagonismo.

Os alunos circulam livremente pelos espaços da escola e quem faz a mediação deste momento são os monitores que são alunos voluntários do 4º ao 9º.   Esses alunos são orientados pela equipe diretiva em como mediar pequenos conflitos  e a  buscar os adultos referência quando não conseguem resolver a situação. Além da equipe diretiva, outros professores circulam pelo recreio e promovem espaços com desafios e vivências de acordo com suas potencialidades e escolha dos alunos. Esses espaços vão se modificando a medida que o interesse vai mudando. Já tivemos sala de jogos de video-game na sala de Artes, bonecas e casinha em frente a SRM, oficinas de maquiagem, jogos variados na biblioteca, pintura de rosto, oficina de desenho, música e dança, futebol na quadra e no campo de areia, pebolin, ping-pong, cama de gato, jogos no refeitório, espaços de desenho com giz no chão e na parede entre outras propostas trazidas por alunos e professores. 

É um momento rico onde os alunos podem se posicionar em relação ao cuidado de si mesmo e dos outros, tomando decisões, argumentando, defendendo ideias, pontos de vista levando em consideração os direitos humanos. 

 Nesse espaço de interação os alunos podem ainda aprender compreender a diversidade humana e reconhecer suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. Exercitam a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro.

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