PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL

A sustentabilidade na escola pode ser definida como um conjunto de práticas e ensinamentos, que ocorrem dentro do ambiente escolar estendendo-se a toda comunidade, práticas estas voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta. Dentro deste contexto a Escola Adolfina realiza ações com o intuito de desenvolver na comunidade escolar o senso de responsabilidade e comprometimento com o meio em que se vive. Assim as atividades realizadas tem como objetivo levar o educando, pais, professores e funcionários a refletirem suas práticas diárias criando estratégias para amenizar os impactos ambientais causados pelo ser humano. 

As práticas simples do dia a dia, como separação do lixo, cuidados com o jardim, cultivo de chás, compostagem, campanhas para evitar desperdícios, consumismos, saídas de campo, destino correto aos resíduos faz com que o aluno enxergue-se como integrante do Meio Ambiente e reflita sobre a interdependência que existe, bem como, a importância de cada um fazer a sua parte nesta Teia da Vida. Desta forma a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida na EMEF Profa Adolfina Diefenthäler.

A escola pretende amenizar os impactos dos resíduos descartados de forma inadequada. Atuando dentro da escola e atingindo o entorno. Promovendo assim que a comunidade escolar seja beneficiada. E para que os educandos sintam-se parte integrante deste processo, também são realizadas ações que os aproximem do ambiente natural.

10.png

Os espaços verdes são adotados pelos alunos, professores e funcionário, onde realizam os cuidados necessários como podas, plantios, placas de identificações, estimulando o contato com a natureza.

12.png

O consumo é um assunto discutido continuamente nas aulas e em planejamento coletivo, analisamos principalmente a viabilidade do uso de alguns materiais, reutilizamos outros sempre que possível.

15.png